UM VINHO TEM SEMPRE UMA HISTÓRIA!
” Um Vinho tem sempre uma história, uma motivação!
Sendo a Terra um território com uma diversidade extraordinária, quando viajamos, teremos sempre a oportunidade de vivenciar algo único e típico de cada região.
Isto inspirou-me para desenvolver este projecto.”
Rui Lucas
Vitivinicultor
O bisavô de Rui Lucas, José Francisco Prior, era um pequeno agricultor da freguesia de Souselas, que cultivava a vinha e fazia todo o seu negócio na cidade de Coimbra.
Dando continuidade à tradição familiar e à necessidade de preservar o património vitícola, algum dele bastante antigo e centenário, todos os anos Rui Lucas vai ampliando a área de vinha através do cultivo de parcelas que outros viticultores vão abandonando.
Como é característico na região da Bairrada as propriedades são muito fracionadas. Este facto tem o contexto histórico dos pais quererem que os filhos herdem um pouco de cada parcela, para todos terem um maior equilíbrio da produção. Entre vinha antiga e vinha nova, são cerca de 5ha divididos por 7 parcelas onde preservou a identidade e o carácter das castas tradicionais como a Baga, Bical e Maria-Gomes, acrescentando modernidade com a Tinta-Roriz, Syrah, Merlot e Chardonnay.
Na Adega concilia o melhor dos dois mundos, o usufruto da evolução tecnológica sem desvirtuar o método tradicional da produção de vinho, respeitando sempre a máxima: “o vinho faz-se na vinha” .