Vaucluse-França

Sobre Vaucluse

IGP Vaucluse » denominação vitivinícola para vinhos tintos, brancos e rosé produzidos no sudeste da França, no sul do Vale do Rhône.

A região alberga denominações  famosas como Châteauneuf-du-PapeBeaumes-de-Venise e Vacqueyras, bem como a área de inclusão Ventoux e Côtes du Rhône Villages. Esta classificação IGP permite aos produtores da região experimentarem variedades de uvas e técnicas de vinificação que estão fora dos requisitos de denominação de nível AOC.

Vaucluse é diversificado geograficamente, desde a grande planície aluvia no lado oeste até os altos picos das montanhas Luberon na parte oriental da área. O Mont Ventoux é o mais imponente, subindo cerca de 2.000 metros acima do nível do mar. O rio Rhône compõe a fronteira ocidental da denominação e o rio Durance delimita a fronteira sul.

O clima é amplamente mediterrâneo, mas a grande diversidade da topografia aqui exposta significa que existem muitos fatores de terroir consoante a localização, particularmente nos confins mais frios das montanhas. Altas horas de sol são temperadas pela presença do vento mistral frio e seco do noroeste, retardando o amadurecimento das uvas e contribuindo para o equilíbrio da acidez e dos aromas nos vinhos produzidos. Esse vento também reduz a presença de doença nas vinhas.

A IGP Vaucluse é exclusivamente reservada para vinhos tranquilos, a maioria dos quais são blends de uvas tintas. As variedades clássicas de uva nesta região são Syrah e Grenache, que compõem a maior parte delas, juntamente com Cabernet Sauvignon e Merlot, que são típicas de vinhos de nível IGP, mas não do Vale do Rhône. Os vinhos brancos são mais frequentemente compostos da omnipresente Chardonnay.